O mercado de trabalho para profissionais de tecnologia da informação (TI) está numa posição inédita. Enquanto, por um lado, as empresas prosperam ao passo que se adaptam às novas tecnologias; por outro, o resto do mundo corre para tentar recuperar o atraso. Independentemente do porte da companhia em que você pleiteia uma vaga, lembre-se de que está se candidatando para um cargo de alta tecnologia. Confirma cinco dicas para entrevistas de emprego em TI que a ATN preparou para você.

SEJA RESPONSIVO: Tente não ser muito curto com suas palavras e responda às coisas da forma mais específica possível, sem titubear. Assim, você demonstrará caráter e competitividade e evitará passar a impressão de ser um falastrão ou desinteressado. Habilidades interpessoais são valorizadas na força de trabalho de hoje, independentemente da área de serviço. Seu futuro chefe quer ter certeza de que pode confiar em você para interagir bem com colegas, fornecedores e, mais importante, com clientes. Os empregadores estão cada vez mais dispostos a investir no treinamento de novatos bem articulados do que em experts que não se comunicam bem com o grupo.

NÃO MINTA: Seja honesto em relação a suas habilidades, mas não hesite em abordar conhecimentos em segmentações paralelas à sua. Lembre-se que com grande poder vem uma grande responsabilidade: tudo o que você aprendeu como profissional ou estudante de TI se aplica a praticamente todos os campos de trabalho em que você pode pensar. Por exemplo, seu conjunto de conhecimentos sobre computação em nuvem oferece uma porta de entrada para segmentações de alta remuneração que ainda estão se adaptando ao mundo da inteligência artificial. Capacite-te aqui.

MANTENHA A CALMA: Se preparar para uma entrevista de emprego antes de entrar na situação real pode ser difícil, já que não há duas entrevistas iguais. Às vezes, você pode se sentir como se estivesse praticando um esporte contra um time que joga com regras diferentes das que você está acostumado. O melhor é focar nas habilidades profissionais que possam te destacar dos concorrentes. Se você não sabe por onde começar, experimente seu conhecimento técnico e vasculhe a Web em busca de materiais que ajudem a prepará-lo para perguntas frequentes em entrevistas de trabalho e ensine-o a se compor corretamente para essas situações. Isso ajudará com as formalidades de uma entrevista.

CONHEÇA O MERCADO: Não se surpreenda se os entrevistadores fizerem perguntas pouco convencionais para te conhecer melhor — é assim que eles planejam encontrar o melhor candidato. Sempre estude os detalhes ocupacionais antes de entrar numa entrevista de emprego. Acesse o website da empresa e tenha em vistas o seu trabalho, seus clientes, seu histórico e seus valores: você provavelmente será questionado sobre isso. Não se subestime; a tecnologia está sempre mudando e é importante que você esteja atualizado. Aprenda não apenas sobre o trabalho para o qual você está se candidatando, mas também sobre as novidades acerca da indústria em que você opera.

DEMONSTRE ETIQUETA: Por exemplo, durante um teste prático de codificação, ponha as mãos na massa somente após o recrutador ter dado o sinal verde. Ser excessivo pode provar que você quer o emprego, mas não é profissional. Mesmo embora essa dica seja clara para quaisquer campos específicos de TI, a ideia de manter o equilíbrio é uma regra para qualquer processo seletivo.