O projeto visou apoiar o desenvolvimento e as competências das Organizações Sociais em conteúdo de gestão. Através da Rede ATN (fazendo uso do IBM Connections), foi criada uma Comunidade Colaborativa, visando conectar todos os participantes dos workshops e apoiadores dessa iniciativa. A conexão dessas organizações sem fins lucrativos, em uma rede, promove o intercâmbio das melhores práticas em gestão e, potencialmente, cria oportunidades de negócios e networking entre elas.

Os workshops promoveram uma dinâmica de rede voltada à interação dos integrantes, com vistas à multiplicação de conhecimento, mobilização, capacitação, fortalecimento e sustentabilidade das ações empreendidas pelas Organizações Sociais participantes dos workshops regionais. A Comunidade, de forma geral, visa contribuir para melhoria da qualidade das ações de gestão, desenvolvimento tecnológico e negócios empreendidos dentro e fora da Rede, assim como possibilitar a reflexão conjunta sobre problemas e diretrizes dessas instituições, além de contribuir para a ampliação de investimentos em inovação, na difusão e reaplicação dessas práticas.

Na Comunidade Boas Práticas na Gestão de Organizações do Terceiro Setor, as organizações tem acesso ao conteúdo do treinamento, fóruns de discussão e troca de experiência entre as organizações participantes. O workshop é apenas o primeiro passo para uma Comunidade Colaborativa, na qual acontecem encontros virtuais para discussões sobre temas específicos de Boas Práticas na Gestão de Organizações do Terceiro Setor, troca de materiais e atualização de conteúdos.

As ações foram desenvolvidas durante o segundo semestre do ano de 2012 e 2013. Os cursos presenciais em 2012 foram executados nas cidades de Belo Horizonte – MG, Belém – PA e Vitória – ES respectivamente. Já em 2013, os cursos foram ministrados em Bauru – SP, Macaé – RJ, Maceió – AL, Cuiabá – MT ,Campo Grande – MS, Passo Fundo – RS, São Luís – MA, Terezinha – PI, Natal – RN e Porto Velho – RO.

Objetivos do projeto:

Melhorar a proficiência das ONGs sobre as competências de gestão;

Conectar organizações sem fins lucrativos em uma rede, a fim de promover o intercâmbio de melhores práticas e, potencialmente, criar oportunidades de negócios entre si;

Alavancar o uso da Rede Colaborativa (IBM CONNECTIONS) para as ONGs em todo território brasileiro.

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