25

YouthSpark Live, evento organizado pela área de Filantropia da Microsoft Brasil, em parceria com a Recode, que aconteceu pela primeira vez no Brasil, no Museu de Arte do Rio, no dia 29 de maio. O encontro reuniu cerca de 100 jovens de comunidades de todo o país para mostrar o potencial transformador da tecnologia e como usá-la para fazer a diferença.

A agenda contou com palestras sobre empreendedorismo, transformação digital e a presença da tecnologia em nossas vidas. Também foram oferecidas oficinas de programação de um jeito fácil e divertido para mostrar oportunidades de carreira aos jovens, desmistificando a tecnologia e o empreendedorismo.

Juliana Glasser, fundadora e CEO da Carambola, Edu Lyra, fundador e CEO do Instituto Gerando Falcões, Glauter Jannuzzi, Community Program Manager da Microsoft, e Eliane Trindade, jornalista da Folha de S. Paulo, foram alguns nomes presentes no encontro, que puderam compartilhar uma visão diferente daquela a que os jovens estão acostumados no dia a dia.

A ATN, juntamente com o parceiro NURAP – Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social, participou do evento. Do NURAP, vieram Camila e Júlio, dois jovens que participaram dos cursos de capacitação da ATN em parceria com a Microsoft e, por seu grande destaque, foram contratados pela própria Instituição. Hoje Camila é Auditora de Controle Interno e Júlio coordena a área de Tecnologia da Informação.

Elias Abdala, líder de Filantropia da Microsoft, que participou do painel de abertura do evento, mostrou como a tecnologia é uma ferramenta poderosa, mas quem decide o que fazer são as pessoas. “Empoderar é reconhecer que a gente pode realizar qualquer coisa, saber que a gente pode fazer”, finalizou.