4.-OUTRAPARADA_2017_GENERAL-BANNER_SEM-LINHAS

A BrazilFoundation está lançando a segunda edição do Prêmio de Inovação Comunitária, iniciativa criada em 2016 com foco no financiamento de iniciativas informais (OPs) identificadas pela Rede de Lideranças da Fundação.  Este ano, o processo envolve 20 organizações já apoiadas pela BrazilFoundation de 14 estados brasileiros.

Os objetivos principais do Prêmio são democratizar acesso a recursos, testar a ideia de que organizações financiadas podem também ser financiadoras (além de executarem programas), incentivar o protagonismo e a liderança e criar um ecossistema que incentive a inovação e a descoberta de novas tecnologias sociais, aproveitando a sabedoria e o conhecimento da rede de parceiros da BrazilFoundation em seus respectivos territórios e áreas de atuação.

OP significa “Outra Parada”, nome carinhoso dado pela BrazilFoundation à iniciativa informal, individual ou coletiva, que atua para transformar pessoas e comunidades. Indivíduos ou grupos proponentes precisam se inscrever por meio de uma das Organizações Madrinhas listadas no edital da premiação. Essas organizações vão identificar iniciativas junto ao público alvo ou nos territórios onde atuam e serão responsáveis pelo repasse dos recursos, monitoramento, apoio e mentoria. As OPs não podem possuir CNPJs, constituir associações, institutos e nem cooperativas.

Vinte Organizações Madrinhas em 14 estados estão participando desta segunda edição do Prêmio. Cada Madrinha pode inscrever até 5 iniciativas, e 3, no total, serão financiadas. Para participar da seleção, as OPs devem gerar resultados para além dos indivíduos proponentes e suas famílias, responder de forma clara a um determinado tipo de problema social, estimular o protagonismo e a liderança e incentivar a descoberta e teste de novas abordagens e tecnologias sociais.

Indivíduos ou grupos proponentes precisam se inscrever via uma das Organizações Madrinhas listadas no regulamento completo do prêmio e preencher o formulário de inscrição disponível no site da premiação. As propostas serão avaliadas por uma banca composta por líderes das Organizações Madrinhas e pela BrazilFoundation.

O resultado será conhecido no dia 22 de fevereiro e as selecionadas vão receber um prêmio de R$ 5.000,00, além de renovação de apoio e integrarão a Rede de Lideranças da BrazilFoundation. Participarão, ainda, dos workshops de capacitação em 2018. Um representante da iniciativa com mais votos ganhará uma viagem para os EUA junto a um representante da Organização Madrinha, para compartilhar experiências.

Via GIFE