eu_posso4

Na tarde desta segunda-feira (19/10), o secretário nacional de Juventude, Gabriel Medina, foi conhecer a ONG Ação Social do Planalto, situada em São Sebastião, cidade-satélite situada a 26km de Brasília. O convite surgiu por conta da campanha #EuPossoProgramar, da Microsoft, que estimula crianças e jovens a desvendarem o mundo da programação para computadores com foco na empregabilidade e empreendedorismo.

2

A ONG existe em São Sebastião há 5 anos. Lá são oferecidas atividades com música, artes cênicas, esportes, literatura e informática. Cerca de 160 crianças e jovens  em situação de vulnerabilidade são atendidos. Dados da Organização Internacional do Trabalho apontam que na América Latina 40% da população é jovem. Dessa porcentagem, pelo menos 22 milhões não estudam nem trabalham e a informalidade é o primeiro acesso ao mercado de trabalho.

3

A jovem Rute Lima, 18, é instrutora de informática da ONG. A estudante, moradora de São Sebastião, explica a importância de uma ação de capacitação desse porte. “A tecnologia está evoluindo cada vez mais. Aqui os jovens precisam de trabalho e renda. E aprender programação ajuda o jovem a entrar no mercado de trabalho”, disse.

Texto: Ascom/SNJ

Fotos: Danilo Castro/SNJ

Fonte: Portal da Juventude