Aluno acessando a plataforma dos cursos Microsoft

Aluno da ONG AASM acessando curso gratuito oferecido pela parceria ATN e Microsoft

É alarmante pensar que no país que tem a sétima maior economia do planeta, também tenha 10.452.383 brasileiros que vivem abaixo da linha de pobreza extrema, segundo dados de pesquisa do Ipeadata 2013.

Essas pessoas que vivem em situação precária, dificilmente conseguem acessar espaços de preparo profissional. Vivem famintas de várias necessidades básicas, como: alimentação, saúde e conhecimento técnico que as insiram no mercado de trabalho. Abandonadas ao acaso, muitas vezes a desesperança as conduz ao obscuro mundo da criminalidade e das drogas. Vale ressaltar que não precisa viver nesse quadro de extrema miséria para sentir o impacto da exclusão social, tão expressiva no Brasil.

Essa exclusão acontece de diversas formas e no mundo globalizado em que vivemos, uma das principais formas de barrar o progresso pessoal de indivíduos é a exclusão digital. Este fenômeno marca uma nova forma de segregação, onde pessoas que não possuem conhecimentos básicos ou específicos de informática, estão fora do mercado de trabalho. O assunto tem sido debatido entre governos, ONGs, Organizações multilaterais e filantropos.

Acreditando no potencial transformador que pode ter o conhecimento na vida de pessoas que não têm condições de bancar seus estudos, projetos como o YouthSpark, que no Brasil se realiza através da parceria ATN e Microsoft, oferece cursos gratuitos na área de Tecnologia da Informação para jovens do Brasil. São mais de 200 cursos à distância (a maioria com direito a certificado) em cursos didáticos, de fácil acesso e desenvolvido por especialistas da Microsoft.

Os cursos têm transformado a vida de milhares de jovens anualmente, só no Brasil, como podem conferir nos depoimentos de Luana Ribeiro Figueiredo e seu filho Filipe Ribeiro Figueiredo. Ambos fizeram cursos oferecidos pelo programa e conseguiram o que há tempos não conseguiam: entrar para o mercado de trabalho.

Você pode fazer sua parte! Ajude na divulgação: curtindo, compartilhando ou marcando o nome de pessoas que possam se interessar ou precisem dos cursos de especialização. Agindo assim, você nos ajuda a transformar vidas.