O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escreve seu primeiro programa de computador, durante a semana de computação de 2014. (Foto: Divulgação/Code.org)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escreve seu primeiro programa de computador, durante a semana de computação de 2014. (Foto: Divulgação/Code.org)

Durante o lançamento anual da Semana de Educação das Ciências da Computação, nesta terça-feira (08/12), o presidente dos EUA, Barack Obama se aventurou a criar um programa de computador. Ao criar suas primeiras linhas de código, Obama se tornou o primeiro presidente do país a escrever um programa, segundo a revista “Wired”.

O programa desenhado pelo presidente, simplesmente, criava um quadro numa tela. O cofundador da Code.org disse à revista Hadi Patrovi que o objetivo não é ser complexo. “Toda programação começa simples.” E ressaltou: “Ninguém começa criando um jogo complicado.”

Em 2013, durante edição do mesmo evento, Obama já declarava seu apoio: “Aprender essas habilidades não é só importante para o seu futuro. É importante para o futuro do nosso país.” Ressaltou: “Se nós quisermos que os Estados Unidos estejam na ponta, nós precisamos que os jovens americanos como vocês se especializem nas ferramentas e nas tecnologias que mudaram o jeito que fazemos tudo.”

Em 2014, A Hora do Código chegou ao Brasil por meio de uma parceria da Code.org com o projeto Programaê!, um programa sustentado pela Fundação Lemann e Fundação Telefônica. O objetivo é alcançar 100 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, a meta é impactar 1 milhão de brasileiros.

O projeto conta com o apoio de grandes nomes da tecnologia, como Bill Gates, da Microsoft e Mark Zuckerberg, do Facebook.

A ATN, em parceria com a Microsoft, participa do projeto, oferecendo o curso Desafio do Código, que pode ser feito gratuitamente. Para obter mais informações de como funciona e como participar, clique aqui e entre no mundo da programação.

 

Fonte: G1