73

necessidade de profissionalizar o Terceiro Setor no Brasil tem sido cada vez mais debatida por especialistas do setor social. Trata-se de um passo fundamental para tornar a gestão das organizações mais eficiente, garantindo que elas sejam financeiramente sustentáveis e possam atender seus públicos de forma continuada.

Pensando nisso, entre agosto de 2018 e abril de 2019, o Observatório do Terceiro Setor promoverá quatro ciclos de palestras com o tema ‘Profissionalizar para transformar o Terceiro Setor’. Os eventos serão todos gratuitos e ocorrerão em São Paulo, com transmissão ao vivo no site e na fanpage oficial do Observatório. Para acompanhar informações atualizadas sobre as palestras, acompanhe nosso evento no Facebook.

Entre os temas que serão abordados ao longo das quatro edições estão captação de recursos, direito e comunicação. Haverá também palestras sobre gestão, contabilidade, tecnologia e direitos humanos.

A primeira edição do evento está marcada para o dia 17 de agosto e já está com as vagas esgotadas para participação presencial.

As palestras são voltadas principalmente para profissionais e gestores de organizações sem fins lucrativos.

O objetivo do ciclo de palestras é contribuir para a profissionalização do Terceiro Setor, oferecendo conteúdo aprofundado sobre temas essenciais no dia a dia das organizações, principalmente de pequeno e médio porte.

Apesar de algumas áreas estarem presentes em todos os eventos, como captação de recursos e direito, em cada edição do ciclo de palestras será discutido um aspecto diferente dentro dessas áreas.

No evento do dia 17 de agosto, as palestras serão: Captação de recursos – como elaborar um plano de captação (João Paulo Vergueiro), Direito no Terceiro Setor – a importância da transparência (José Alexandre Ferreira Sanches), Comunicação – criando um plano para atrair e engajar apoiadores (Tiemi Yamashita), e Gestão: o que é essencial para uma administração eficiente (Alfredo dos Santos Junior). A abertura do evento será feita por Airton Grazzioli, Curador de Fundações de São Paulo.

Além de oferecer 100 lugares para interessados em assistirem às palestras presencialmente e de transmitir todo o conteúdo online, ao vivo, o Observatório disponibilizará as apresentações em seu canal do Youtube posteriormente e produzirá uma série de materiais extras, como textos para o portal e programas de rádio e TV, sobre assuntos relacionados às palestras.

Os quatro ciclos de palestras previstos fazem parte do projeto ‘Profissionalizar para transformar o Terceiro Setor’, realizado pelo Observatório do Terceiro Setor em parceria com a Fundação Salvador Arena e com apoio da Associação Científica e Cultural das Fundações Colaboradoras da USP (FUNASP), da Fundação IDI e da Fundação Sinhá Junqueira.

SERVIÇO

. 1º Ciclo de Palestras Profissionalizar para Transformar o 3º Setor
. Data: 17 de agosto de 2018
. Horário: das 8h às 12h40
. Local: Auditório da Fundação Instituto de Administração (FIA), na Unidade Educacional Nações Unidas. Endereço: Av. das Nações Unidas, 7221, Pinheiros, São Paulo – SP.
. Público-alvo: profissionais atuantes no Terceiro Setor
. Número de vagas: 100
. Valor da inscrição: gratuito (vagas esgotadas no momento)
. Transmissão ao vivo no site e na fanpage do Observatório

 

Fonte: Observatório do Terceiro Setor.