O encontro tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e irá facilitar o acesso da população de baixa renda às Tecnologias de Informação e Comunicação.

whatsapp-image-2017-10-03-at-23-17-10-500x281

Por Sandro Barros

O Prefeito de Olinda, Professor Lupercio, o secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, João Luiz e o Secretário de Educação de Olinda, Paulo Roberto receberam ontem (03/10), no Palácio dos Governadores, Alexandre Mesquita, Coordenador Geral de Formação e Articulação da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). José Sales, Diretor Geral da Associação Telecentro de Informação e Negócios, Rogerio Robalinho Diretor Executivo da Cia de Eventos e ONG Ideação, Rosiane Amorim, Diretora das Cidades Digitais – NE e Domingos Savio de França, Diretor dos Centros Centro de Recondicionamento de Computadores e Centro Marista Circuito Jovem do Recife. Na pauta, a pactuação de colaboração para realização 1º Acess@ Brasil. o maior encontro de Inclusão sociodigital e tecnologias sociais do País, que acontecerá de 05 a 10 de Dezembro, na Praça do Carmo da cidade patrimônio.Esse encontro será realizado em colaboração pela Organização Não Governamental Ideação, Associação Brasileira de Reciclagem e Inovação (Abrin), ATN, pela ONG Programando o Futuro e pelo projeto Cidadania em Rede. E tem a co – realização da Prefeitura de Olinda, Instituto Intercidadania, Centro Marista Circuito Jovem do Recife, Instituto de Inovação e Economia Circular, Universidade do Vale do São Francisco, Focca, Hotel 7Colinas e Trade Turístico de Olinda. Apoiados pelo Ministério Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (IBICT), Telebrás, iTEIA – Rede Colaborativa de Cultura, Arte e Informação, Banco do Brasil e Produtora Colabor@tiva.PE

“Receber um evento deste porte é motivo de alegria para todos nós, olindenses. É a chance de fomentar debates fundamentais para melhoria da qualidade de vida da população, abrir portas para o futuro, discutir soluções criativas e sustentáveis levando tecnologia e conhecimento, principalmente para os menos favorecidos”, fala entusiasmado o Prefeito de Olinda, Professor Lupercio.

Com este evento, Olinda entrará no núcleo de Inclusão Sociodigital e Economia Criativa do Brasil deixando um legado de inclusão social, sustentabilidade e soluções inovadoras e sustentáveis para ambientes urbanos. O Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC – Marista) irá doar um Telecentro contendo 20 Computadores com Softwares Livres instalados em escolas públicas do município.

“Para nós do MCTIC é muito importante para discutir as políticas públicas para Inclusão Digital no Brasil. Aprofundar os debates sobre as cidades digitais e inteligentes, o papel dos Centros de Recondicionamentos de Computadores. O Acess@ Brasil se constitui como uma arena para debater o futuro da Cultura Digital no Brasil. O esforço que a cidade de Olinda está fazendo através do Prefeito Lupercio e os atores políticos para apoiar esse evento junto com os ativistas da Cultura Digital do Brasil tem o nosso apoio, e para a gente é uma alegria está presente nesse grande encontro”, afirma o Coordenador Geral de Formação e Articulação da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Alexandre Mesquita.

O encontro tem o conceito de “Bottom-Up”. Ou seja, facilitar o acesso da população de baixa renda e baixa escolaridade às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), assim, oportunizar a base da sociedade apontando para o conhecimento específico de diversos saberes e tecnologias sociais. Dessa forma, o Acess@ Brasil irá transportar o público participante para este PORTO de conhecimentos transformadores para sociedade contemporânea brasileira. Criando para a periferia mais e melhores oportunidades de emprego, trabalho, geração de renda, autonomia, comunicação comunitária e responsabilidade social para a cidade de Olinda e para o Brasil.

Para mais informações, acesse: