111

O Instituto Update divulgou um levantamento sobre iniciativas que diminuem a desigualdade e fortalecem a democracia nas periferias de grandes cidades brasileiras. A pesquisa ‘Emergência Política Periferias’ contou com o patrocínio da Fundação Ford e da Fundação Tide Setubal, e mapeou inovações políticas nas periferias de Belo Horizonte, Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

100 iniciativas integram a pesquisa, que foi realizada entre fevereiro e agosto deste ano. Representatividade política, redução das violências, uso de tecnologias, Constituição Federal, democracia, racismo estrutural, machismo na sociedade, acesso a direitos, disputa de narrativas e fake news foram alguns temas abordados durante o estudo.

A publicação se propõe, ainda, a evidenciar a necessidade de transformação política do Estado e a relevância de essa transformação ser feita em conjunto com a população das periferias.

“A busca interpretativa é de que os territórios periféricos sejam reconhecidos como ‘cidade’ carregada de memórias, inventividade e potencialidade, distanciando-a meramente de uma perspectiva de fragilidade”, explica Fernanda Nobre, coordenadora de Comunicação da Fundação Tide Setubal.

Confira o relatório e a lista completa das iniciativas mapeadas no site emergenciapolitica.org.

 

Fonte: Observatório do Terceiro Setor.